Adorável e meio cafona: Liberte meu Coração, de Meg Cabot

05 julho 2011


Ele é um cavaleiro alto e admirável, e esconde um segredo.
Ela é uma linda aventureira, com mais do que alguns poucos segredos a esconder também. Finnula precisa de dinheiro para o dote de sua irmã, e rápido.
O conde Hugo Fitzstephen, que está voltando das cruzadas para o seu castelo na Inglaterra, tem muito dinheiro, ouro e joias.
O que seria mais simples do que sequestrá-lo e pedir um resgate?
Principalmente se ele está tão disposto a se deixar apanhar por uma captora tão bela..
Bem, seria simples se Finnula não cometesse o erro de se apaixonar por seu refém, somente para descobrir que ele esteve mentindo sobre sua identidade desde o início. - assim como ela.
Agora, Finnula Crais está no céu... ou no inferno?

         ***
Eu gosto da Meg Cabot. Eu não sou megafã nem nada, mas eu gosto dos livros dela. 
Tudo bem que escrita dela pode encher o saco de vez em quando (principalmente os livros pra adolescente) e as personagens também (ALÔ, Princesa Mia) mas ela já escreveu vários livros ótimos. 

Liberte Meu Coração, por mais que não pareça muito, é um deles.

Não tem como negar que é um livro just for the fun, algo que você pode ler na semana de provas só pra se alegrar. As cenas/situações são surreais, e os personagens são incrivelmente caricatos - e isso não é uma falha, porque a Meg quis que eles fossem assim.
No final, é uma comédia romântica muito legal. Vale a pena mencionar que me pareceu um filme da Disney algumas vezes (só que para pessoas com mais de treze anos). O jeito cabeça-dura dos protagonistas totalmente me lembrou Bela e a Fera, e Pequena Sereia. É como se a Ariel se apaixonasse pelo Fera, na verdade. E o pior que deu certo!
Tem umas cenas um pouquinho picantes, mas não é excessivo. O romance tem um destaque muito maior.

Não se esqueça que Liberte Meu Coração é uma espécie de spin-off de Diário da Princesa, tecnicamente ele foi "escrito" pela Princesa Mia.
O livro também é pra ser um romance histórico, daqueles que você compra na banca do Seu Maxwell por R$9,95 e que a Tina Hakim Baba adora. A Meg já escreveu livros alguns livros desse gênero, por isso Liberte Meu Coração ficou bem caracterizado.
Na verdade, se alguém botasse uma capa de cartonado no livro e preenchesse o miolo de folhas de jornal, eu nunca suspeitaria que é dela.
Tá, talvez eu suspeitasse pelos momentos "Princesa Mia" da Finnula, tipo: "UHUL, uso calças de couro na Idade Média! Dane-se a sociedade e suas regras de vestuário!".
Fala sério, isso é muito Princesa Mia. Não que isso seja uma falha, eu acho que entra mais na questão da caracterização do livro, já que a Mia é a "autora".

Falando nisso, eu me irritei um pouquinho no começo da leitura. Eu tenho horror a romances que têm aquela heroína idealizada: branca, magra e aparentemente indefesa.Quando eu li a descrição da Finnula (ruiva, magérrima, olhos cinzas e linda de morrer) eu senti vontade de atirar o livro na parede. Sério, se eu não soubesse que o livro é da Meg, eu teria parado a leitura ali.
Ainda bem que a Finnula é uma protagonista forte, que não segue esse arquétipo tão irritante. Ela é independente, caça sozinha e, mesmo amando o Hugo, continua sendo ela mesma. Porque outra coisa que eu odeio são aqueles romances que a protagonista é toda kick-ass no começo, aí vem um homem e ela se torna totalmente dependente e conformada.

Acontece muito mais do que deveria, e em várias séries relativamente populares (desculpe quem gosta, mas Irmandade das Adagas Negras é um ótimo exemplo).
 Tudo bem que nós conhecemos a autora, e esse não é o estilo dela. Mesmo assim, é um mérito.

E o que eu posso falar sobre o Hugo?  Errr, aí está um homem que sabe tirar proveito das situações mais inoportunas, se é que você me entende.
Pra mim, ele foi a melhor parte do livro. O que eu mais gostei dele é que ele não é perfeito. Ele tem seus defeitos, de vez em quando acha que a Finnula devia se comportar como uma mulher "normal" - mas no fundo tem um bom coração, e a ama a Finnula pelo que ela é.

Ai, ai. Esse é o tipo de livro me faz acreditar no amor. Acho que essa é a grande qualidade de Liberte Meu Coração: te faz rir, e te dá vontade de viver um romance igualzinho ao da Finnula.

Um oferecimento da GALERA RECORD!

6 Coleguinhas comendo bolo^^v:

Amanda Almeida disse...

Uma das coisas que mais gosto na Meg é esse ar despretensioso que praticamente todos os livros dela tem.
Vc não vê nenhum livro dela sendo lançado com a promessa de ser o melhor livro já escrito, que vai ser sucesso de público e crítica, e cultuado por todo ser vivente.
Não, os livros dela geralmente carregam uma ideia de leitura leve, rápida e divertida.

Mas eu nem tava muito interessada em "Liberte meu Coração". Coloquei na minha wish-list, ia acabar comprando no meio de outros livros.
Só que depois dessa resenha, eu realmente quero o livro! hahahah

É fato que só pela sinopse, eu já sei 90% das coisas que vão acontecer ao longo da história. Já li romances históricos o suficiente pra já saber a fórmula deles assim de cara. Mas mesmo assim eu quero. :D

"Errr, aí está um homem que sabe tirar proveito das situações mais inoportunas, se é que você me entende."
HIHIHIHIHIHIH

jenniferdlegal disse...

Eu amo a Meg e realmente as vezes os personagens dela "dão nos nervos" ainda bem que esse livro é bom estou na espectativa!

@Jennifer13d

Kari disse...

Gosto da Meg, mas estou numa fase de QQQQQ PARA MEG PARA TÁ ME DANDO VERGONHA etc.

Isa Pina disse...

Ahh, eu amo essa capa *_*, acho que é muito bonita, simplesmente compraria só por causa dela.
Eu curto muito os livros da Meg, todos os que li gostei, então eu sou uma pessoa meio ruim pra falar com seriedade dos livros dela AHSUAHSUAH' porque a acho uma diva na escrita. Enfim.
Eu achei bem legal essa história da Mia escrever o livro, apesar de não ter lido os livros do Diário da Princesa, esse parece ser melhor, além de ser histórico... é minha próxima leitura, ok!
Beijos,
Isa Pina ~ portal dos livros

Dyana Colares disse...

A capa é linda demais! E eu adoro a história da Mia *.* Os livros da Meg são uns melhores que os outros! hiuhuihe :D Adoro livros românticos! :))
Ótima resenha!

bjs
www.booksemporium.blogspot.com

Berchim e etc disse...

Eu tenho esse livro em inglês e tentei ler, mas achei que era meio cansativo pela quantidade de palavras mais "antigas" ou difíceis que eu tinha que me esforçar pra lembrar ou até mesmo procurar, por isso acabei nem lendo ainda, mas o em português é com certeza uma das minhas próximas comprar.
A-M-E-I o jeito como você descreveu tanto a escrita da Meg quanto o livro e o modo como você expôs sua opinião, é uma das melhores resenhas que eu já li, sério.
Parabéns de verdade!

Beijos
Thais — berchimeetc.blogspot.com

Postar um comentário

Blog contents © Nem um pouco épico TESTE 2010. Blogger Theme by Nymphont.