Você não quer acordar o dragão, quer? : Eon - O Décimo Segundo Dragão, de Alison Goodman.

10 julho 2011

Editora: Galera Record
Idioma lido: Português
Título em Inglês: Eon/ Two Pearls of Wisdom

Existem doze dragões, um para cada ano do calendário celestial. Cada dragão possui um Dragoneye, o seu representante na terra, e a cada ano um novo aprendiz é escolhido por cada um dos dragões. Infelizmente, há séculos o Dragão Dragão está desaparecido.
Eon é um garoto de doze anos treinando para ser aprendiz de Dragoneye. No ano do Dragão Rato, a sua escolha é questão crucial para a sobrevivência do seu mestre - que o salvou e fez tanto por ele - e para sua própria sobrevivência. A última coisa que ele quer é voltar para as minas de exploração de sal onde vivia em que era escravo...
Além disso, Eon tem um segredo que pode render a vida de todos que lhe são importantes: ele é uma menina de dezesseis anos, Eona, que é capaz de ver todos os dragões.
Mulheres não podem ser Dragoneyes.
E quando uma virada na roda da fortuna acontece, Eon/Eona se vê no meio de intrigas políticas e revelações muito maiores do que pode imaginar... que podem custar o Reino.


Eon se passa num Império ficcional baseado fortemente na China imperial e no Japão feudal, em que a base religiosa é construída em cima dos dragões. Além disso, há uma série de tradições e costumes, entre eles a proibição firme de que nenhuma mulher pode ser Dragoneye.
Se você achou a sinopse esquisita ou se perdeu na história dos dragoneye, não entre em pânico! Essa é uma daquelas coisas que você vai entendendo conforme o livro e quando termina, se torna expert.

Os dragões são abordados de forma muito original, usando muita cultura e mitologia orientais. Vocês não tem noção de como isso me agradou. Até Firelight, eu tinha essa crença de que nada com dragões poderia ser ruim e Eon não foge à regra. A cultura por trás da existência de dragões é muito bem elaborada, assim como a própria existência deles. Óbvio que não há explicações da origem - é um mundo ficcional, eles não vão gastar páginas discutindo como surgiram para início de conversa - mas as descrições e atribuições dadas a eles são incríveis!

E eu confesso que Eon pegou exatamente na veia que eu gosto. Tem ação, tem intriga política até não dar mais, tem traições, mortes inesperadas e romance, tudo na medida certa. Enquanto eu lia, ia shippando Eon com todo mundo (independente do sexo, ahahaha) porque os personagens são muito carismáticos e tem muita química entre si. Você não duvida que eles são amigos ou inimigos. Não há nada de artificial nas relações, sendo tudo muito emocional e bem desenvolvido.

Outro aspecto interessantíssimo da obra é como a autora aborda temas não convencionais para livros YA de forma muito bem feita. Transsexualismo e questões de gênero, aceitação do próprio corpo, preconceito contra deficientes físicos, traição, conspiração... tem de tudo. Eon é uma das provas de que YA não precisa ser a fórmula de bolo menina-idiota-encontra-criatura-sobrenatural e que pode SIM haver livros de qualidade, com histórias bem elaboradas, sem precisar subestimar a inteligência do leitor.

Ah, as descrições dos lugares são muito bem feitas e não são enfadonhas! A Alison escreve de forma limpa e clara, mas que dá base suficiente para se imaginar os cenários, as aparências e o que está acontecendo. A descrição dos dragões é uma coisa a parte, porque eles são incríveis. Acho que ajuda um pouco eu ser meio viciada no Japão Feudal e na China Imperial (olá, li Musashi com 13 anos), mas o livro se passar numa "atmosfera" oriental faz toda a diferença. Existem vários livros que se passam num mundo fantasioso baseado na Europa Medieval, mas eu não conheço muitos que se inspire na riqueza que é a civilização oriental e que não seja escrito por uma pessoa dessa ascendência.

A partir dessa parte, quando eu falar de Eon, estarei falando da personagem e não do livro. Me referirei a ele no feminino, mas com o nome masculino, que é o que mais se utiliza neste livro. Lembrem-se que é óbvio desde a primeira página que ela é uma menina, principalmente por ser narrado em primeira pessoa.

Eon é subiu para o ranking das minhas personagens favoritas. Ela é forte e determinada, ao mesmo tempo em que tem uma certa fragilidade. A situação em que ela se depara seria o suficiente para fazer alguém mais fraco desistir. Em quem ela pode confiar? E se alguém descobrir o seu segredo?
E por que nada parece dar certo, por mais que ela tente?
Apesar de ser inexperiente, ela não é ingênua. Toma decisões erradas, mas isso é parte do seu desenvolvimento como personagem. E consegue conquistar os aliados mais inesperados...

Quanto aos aliados, eles são incríveis. Não vou falar quem eles são, porque a maior graça do livro é ir descobrindo com a protagonista em quem você realmente pode confiar.

Por fim, vi umas resenhas dizendo que não tem romance e talz... Acho que é o costume das pessoas em ler livros FOCADOS no romance que impede que elas vejam as possibilidades de envolvimento entre personagens. Espero não está ofendendo ninguém, mas quando se tem um livro com uma abrangência como Eon, em que o foco da história são outras coisas, é necessário ter um olhar meio analítico. As intenções não são mostradas abertamente, mas sim construídas com base na química entre personagens. E para mim, fica bem menos artificial. Como eu já disse na resenha de Anna and the French Kiss, gosto das minhas coisas feitas com calma.

E Eon, a personagem, tem química com VÁRIAS pessoas do livro. De verdade. Basta escolher o seu “time” e torcer para que ela fique com algum deles no final.

Ah, e eu simplesmente adoro quando a menina finge ser menino. Vide Mulan. Vide Coffee Prince, Hanakimi, Ouran, Ela é o Cara... É tão divertido.

Classificação: Cinco Dragões Imperiais
(Eu inicialmente tinha dado 4, mas depois de refletir, decidi que eram cinco!)

Outras informações!

A minha capa favorita é a americana:



Visite o site da autora aqui. Lá tem informações sobre a continuação, EONA, que saiu nesse primeiro semestre de 2011 na Australia, EUA e Reino Unido. Não há previsão ainda para lançamento desse segundo livro no Brasil, mas provavelmente é no início do ano que vem.

Haverá uma promoção desse livro aqui em BREVE!

8 Coleguinhas comendo bolo^^v:

Priscila Shibahime disse...

Não sabia que era uma menina! E meu desenho favorito é Mulan, me deu tanta vontade de ler! D: e além disso o livro é enorme (só eu fico decepcionada quando vejo um livro que apesar de ser bom é pequeno?)
e vou participar da promoção, mas nunca ganho ):

ps: bell, mandei a um tempão email sobre os mangás que queria comprar e tu nunca respondeu ):

Bell disse...

Pri, eu vi o email e o preço, mas não te mandei a resposta? É isso?? Porque eu lembro de calcular o frete e tudo! HAUAHUAHAUHAU
Envia novamente quais mangás vc tem? O CEP eu ainda tenho!
E, siiim! Eon é liiindo s2 *o*

Lidiane Ster disse...

Parabéns pela resenha, esta muito bem escrita, dá uma ideia geral da obra e da forma como a autora escreve, mostrando os principais pontos que você gostou. Adorei!
Já tinha lido outra resenha e estava com vontade ler o livro, agora estou mais ainda. Assimcomo você também amo o Japão, China, o Mundo Oriental.
Esse livro que mistura tanta coisa, e que mostra esse lado de uma garota que finge ser um menino pra poder treinar, é muito legal. Estou super empolgada.
E quanto ao romance, concordo com você, as vezes as pessoas acham que não tem romance por ele não ser o enfoque da história, mas sim ser desenvolvido mais lentamente, (até porque não é um livro apenas romantico, e sim mágico, meio épico pelo que li nas resenhas, não teria esse enfoque), fica mais realista, melhor, da tempo de conhecer os personagens mas calmamente.
Amei!

Alonso disse...

Adorei a resenha! :-D
Não entendo tb esse pessoal que deixa pra lá o livro pq não tem romance. :-S
Que nem a Priscila disse ali em cima, as resenhas mal citam esse lance dela ser uma mulher e tal. Isso é o ponto principal do livro.
Citar o fiasco do Firelight foi uma boa, o pessoal fica tremendo de ler mais um daqueles.
Vou esperar a promo então, se eu ganhar eu dou de presente pra alguém, pq eu posso ler o da Ana heheeh
Bjsss

Ana Death Duarte disse...

Ai, que resenha lindaaaaaaaaaaaaa! <3
Livro lindo, resenha linda! Tudo bem épico! <3 S2
Nem sei mais o que dizer... tá perfeita XD

Dani disse...

1) Dragões
2) Oriente
3) Menina que se disfarça de menino

Tem tudo o que eu mais gosto, precisa de mais?

Adorei a resenha, e concordo quanto à parte do romance. Eu amo romance, vivo shippando os personagens de todas as histórias que leio, mas gosto quando isso tá só em segundo plano mesmo, o que a maioria dos YA não faz.

Tô muito louca por esse livro, cada resenha que leio me deixa mais ansiosa. Por que o tempo e o dinheiro não ajudam?

Dyana Colares disse...

Muito interessante a história desse livro! Gosto muito de coisas orientais *.* :D
Ótima resenha ;*

bjs
www.booksemporium.blogspot.com

Dyana Colares disse...

ah! e tem selinho pra você lá no blog ;)
http://migre.me/5dSwz

Postar um comentário

Blog contents © Nem um pouco épico TESTE 2010. Blogger Theme by Nymphont.